Portal do Silêncio
Silencio minha mente, abro o meu coração para melhor te ouvir...
Textos

Dor inevitável, sofrimento opcional!

 

Paz não é a ausência de ruídos externos, e sim de ruídos internos.

 

Frente às vicissitudes da vida não conseguimos experimentar paz porque nos sentimos impossibilitados de colocar nossa atenção no fato; na realidade das coisas.

 

Ao focarmos no fato é bem provável que fiquemos em paz, pois esse agir nos dá a oportunidade de entendermos/compreendermos que o acontecimento em si não oferece meios para voltarmos atrás, anulando sua concretude. O fato - diferente das histórias que contamos a nós mesmos e aos outros - é o que é, queiramos ou não.

 

Ao contrário, aquele que se fixa nas histórias a respeito do que aconteceu se distancia do fato e perde a paz. Perde a paz porque fica preso nas narrativas que sua mente cria e nutre sobre o ocorrido, na resistência ao que aconteceu, no sentimento de culpa, etc. O sofrimento nasce dessa dinâmica, ou seja, o sofrimento nada mais é que uma construção psicológica daquele que experimenta a dor real e intransferível desencadeada por acontecimentos traumáticos.

 

É sempre importante e oportuno observarmos com atenção o conteúdo dos nossos "dialogos internos" diante dos fatos, considerando o essencial: dor inevitável, sofrimento opcional!

 

Maria Aparecida Giacomini Dóro

 

 

#MEMORIAL Recantista# Eu apoio!

 

Escritores do Recanto das Letras que deixaram saudade (*)

Acesse suas respectivas escrivaninhas, clicando em:

https://coletivomemorialrecantistainclusivo.prosaeverso.net/visualizar.php?idt=7937154

Que vivam na Paz, na Luz, na nossa memória afetiva e literária.

Visitem seus textos, amigos.

 

(*) Esta página é atualizada constantemente.
Contamos com a ajuda dos amigos do RL e familiares para inclusão de autores recantistas falecidos e que não constam dessa lista. Notifique-nos, por meio de comentário.

Kathleen Lessa (in memoriam) e Coletivo MEMORIAL Recantista em prol da Inclusão.

🌾💖🌍

Maria Aparecida Giacomini D Oro
Enviado por Maria Aparecida Giacomini D Oro em 06/03/2024
Alterado em 12/05/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Site do Escritor criado por Recanto das Letras